Arquivo do blog

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Terapia com animais

Terapia com animais auxilia no tratamento de transtornos psicológicos e de doenças motoras

Acariciar bichos traz relaxamento por liberar 'hormônios da felicidade'
Ter um animal em casa é uma ótima maneira de se sentir ocupado, de se divertir e de ter companhia.

Cada vez mais, os animais são utilizados como apoio terapêutico e a tendência é o aumento das intervenções, devido às evidências cada vez maiores, por meio de trabalhos e pesquisas, dos benefícios desta interação humano e animal.

A Terapia Assistida por Animais é uma técnica cientificamente comprovada e tem como objetivo específico utilizar o animal de estimação no contato entre humanos e animais.

A  TAA é uma intervenção dirigida, com objetivos específicos para cada patologia e faixa etária, onde o animal de estimação especialmente treinado com rígidos critérios de comportamento e saúde é parte integrante do processo de tratamento.

É um método alternativo de ajuda terapêutica que ocupa um lugar especial nos tratamentos terapêuticos em diversas patologias.

Surge como um catalisador, modificando o ambiente, o cotidiano do tratamento. Aparece como uma possibilidade de expressão dos sentimentos dos pacientes.

Isto ocorre porque as pessoas projetam no animal, principalmente no cão, seus sentimentos. “Percebem” que o animal é tão vulnerável quanto elas. Este processo chama-se identificação projetiva, ou seja, se identificam com o bicho, onde este passa a ajudar na recuperação, tornando-se a força motivadora que melhora o tratamento.

Além dos pacientes, também se beneficiam desta interação, todas as pessoas que gostam de animais: parentes, cuidadores, profissionais da instituição atendida e até mesmo a própria instituição.

Atualmente sabe-se que animais como cães, gatos, cavalos, cobaias, golfinhos e até lhamas têm efeitos terapêuticos sobre as pessoas.

As atividades podem ser individualizadas ou grupais, com periodicidade semanal ou quinzenal, geralmente em intervalos definidos. São projetadas para promover a melhoria da saúde física, social, emocional e funcionamento cognitivo (pensamento e habilidades intelectuais) dos assistidos e/ou pacientes. São previamente agendadas e com duração de no máximo uma hora.

O animal pode ser conduzido pelo voluntário, tutor e/ou profissional. É utilizado como mediador entre os profissionais e/ou voluntários e assistidos e/ou pacientes.

Ele não precisa ser de uma espécie ou raça especial. O importante é que seja afetivo, ou seja, gostar de outras pessoas e animais, além do seu tutor. Também precisam ter adestramento básico e estar em dia com vacinação, parasitológico e higiene.

O número de animais terapeutas cresce a cada dia, assim como o número de profissionais e instituições que agregam esta técnica.

Os benefícios dos animais de estimação para as pessoas são enormes. Eles tocam as vidas de todas as idades.

Foto do nosso bb



========================== CANAL NANDY E OS GATOS Sejam bem-vindos ao Canal. Divirta-se com as histórias desta turminha do barulho. Curta, compartilhe e se inscreva. ========================== NOSSAS REDES SOCIAIS: ✔ Blogger: https://nandyeosgatos.blogspot.com/ ✔ Facebook Page: https://www.facebook.com/nandipoddle ✔ Instagram: https://www.instagram.com/nandyeosgatos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário